Animais Ameaçados

File:Loxodontacyclotis.jpgElefante-africano-florestal (Loxodonta cyclotis)
O elefante-africano-florestal, é herbívoro. Vive em África, em manadas, e ao contrário do seu parente da savana, este prefere viver em selvas perto de água. O homem corta as selvas onde habita, assim fica sem casa. Tal como nos seres humanos, os elefantes também usam mais um lado do que outro mas em relação às presas e não às mãos.





Elefante-africano-savanico (Loxodonta africana)
O elefante-africano-savanico, é herbívoro. Vive em África, em manadas, e ao contrário do seu parente da selva, este não costuma visitar os mesmos sítios quando visita. O homem caça-o por causa das suas presas de marfim, para fazer objetos. É o maior animal terrestre, mas a baleia-azul é o maior de todos.






Rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis)
O rinoceronte-indiano, é herbívoro. Vive na Ásia, não costuma viver muito longe da água, pois as sua pele é muito sensível e a lama seca forma uma espécie de carapaça que o protege das moridas dos insetos, e os pássaros também ajudam. O homem caça-o pois devido ao seu chifre crescer mais depressa do que o dos outros rinocerontes, as pessoas acham que possui poderes curativos. É o quarto maior animal terrestre sendo superado pelos elefantes.




Hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius)
O hipopótamo-comum, é herbívoro. Vive em áfrica, na água, sai à noite onde come cerca de 20 quilogramas de erva, é pouco tendo em conta que pode chegar a pesar 1500 quilos, durante as estações secas limitam se a viver nas poças de lama. O homem caça-o, pois as lezírias onde os agricultores plantam estão a começar a ser habitadas por hipopótamos devido à humidade. O hipopótamo não transpira, por isso é que passa tanto tempo na água.


Hoatzin (Opisthocomus hoazin)
O hoatzin, é herbívoro. Este dinossauro é bastante peculiar e semelhante a uma ave. O homem corta as florestas onde habita, e assim perde a casa. É uma ave, mas devido à presença de garras nas asas das crias a teoria de ser um dinossauro ainda é defendida.








Tubarão-branco (Carcharodon carcharias)
O tubarão-branco, é carnívoro. Foi na Oceânia onde foi registado maior o maior número de ataques, mas na verdade vive em todos os oceanos pois ao contrário dos outros peixes, o seu sangue é quente em vez de sangue frio. O homem caça-o, pois acha que gosta de comer pessoas. Na verdade eles apenas mordem para sentir se o humano é perigoso, não para o comer.




Tartaruga-nariz-suíno (Carettochelys insculpta)
A tartaruga-nariz-suíno, é omnívora. Vive na Oceânia, ná água, porém vive também em terra, diz-se que é uma tartaruga-aquática. O homem vende-as para contrabando, e quando não se habituam morrem. As suas patas são semelhantes a barbatanas, diferente das outras tartarugas-aquáticas, porém possui garras como todas as outras.



File:Birgus latro (Bora-Bora).jpg
Bernardo-eremita-ladrão (Birgus latro)
O bernardo-eremita-ladrão, é omnívoro. Vive em África, vive em terra, e juntamente com os bichos-de-conta, é o único crustáceo que não necessita de água para sobreviver. O homem corta os coqueiros onde vive, e perde a casa. Ele tal como todos os bernardos-eremitas, não é caranguejo, apesar de muito parecido, e não vive numa concha ao contrário dos seus parentes.







Lontra-marinha (Eunhyra lutra)
A lontra-marinha, é carnívora. Vive na Ásia, em água salgada, vem às praias para acasalar e mudar de pêlo. O homem caça-a, devido a possuir o pêlo mais espesso do Reino Animal. Devido a possuir uma pelagem tão espessa, o seu pêlo é capaz de recolher minúsculas bolhas de ar que lhe permitem flutuar na água, como um colete salva-vidas.




Ficheiro:Strigops habroptilus, camouflage.jpg
Papagaio-pena-suave (Strigops habroptilus)
O papagaio-pena-suave, é omnívoro. Vive na Oceânia, nas florestas, assim fica bem camuflado o que é bom pois não consegue voar. Devido à sua incapacidade de voar, este papagaio permanece imóvel para se camuflar e quando descoberto é captura do facilmente pois é lento. É noturno, por isso as suas penas castanhas e verdes fornecem-lhe uma camuflagem ótima.






Salamandra-mexicana (Ambystoma mexicanum)
A salamandra-mexicana, é carnívora. Vive na América, na água. O homem usa-a como animal de estimação. Nunca se torna adulta, por isso é sempre girino e por isso vive na água.







Rã-venenosa-amarela (Phylobates terribilis)
A rã-venosa-amarela, é carnívora. Vive na América, nas selvas. O homem mata-a pois é um dos animais mais venenosos do mundo. Possui mais de 100 peçonhas a principal chama-se batracotoxina, que o pássaro pitohui também tem porém a quantidade não suficiente para matar um humano.







Morsa-do-Pacífico (Odobenus divergens)
A morsa-do-Pacífico, é carnívora. Vive na América, nas praias de gelo ou de areia. O homem caça-a devido à sua pele, carne, dentes, gordura e ossos. As suas presas estão presentes tanto nos machos como nas fêmeas, os machos utilizam-nas para lutar pelo título de rei da praia, e por fêmeas, as presas das fêmeas crescem mais lentamente e só as usam para se defender ou às crias.





Arquivo: Hectors Dolphin.jpg
Golfinho-de-Hector (Cephalorhynchus hectori)
O golfinho-de-Hector, é carnívoro. Vive na Austrália, nas águas costeiras. O homem usa redes de arrasto, e por vezes fica preso. É a mais pequenas de todas as espécies de golfinho.








Rã-cornuda-maláia (Megophrys nasuta)
A rã-cornuda-maláia, é carnívora. Vive na Ásia, em selvas de folha decídua. O homem está a destruir as florestas onde vive, perdendo a casa. Vive em sítios com folhas secas, pois como é muito desastrada, depende da sua camuflagem para se proteger.






Truta-apache (Onchorhynchus apache)
A truta-apache, é carnívora. Vive na América, nos rios. O homem pesca-a mas não para comer, mas sim para desporto. É diferenciada do salmão-castanho, pois possui mandíbulas mais curtas.







Antílope-saiga (Saiga tatarica)
O antílope-saiga, é herbívoro. Vive na Ásia, em desertos, onde os verões podem ser muito quentes, e os invernos podem ser muito frios. O homem caça-a por causa da sua carne e dos seus chifres. A sua tromba aquece o ar durante o inverno, e filtra a poeira durante o verão.







Papa-formigas-marsupial (Mirmecobius fasciatus)
O papa-formigas-marsupial, é carnívoro. Vive na Oceânia, nas florestas de eucaliptos, ricas em térmitas. O homem corta os eucaliptos, retirando a casa ao seu alimento. Embora o nome, e a maneira como caça indique que seja um papa-formigas, ele é mais chegado aos cangurus e aos coalas, além disso o papa-formigas não possui dentes, enquanto que o papa-formigas-marsupial é o mamífero com mais dentes.

Elefante-asiático-indiano (Elephas indicus)
O elefante-asiático-indiano, é herbívoro. Vive na Ásia, nas selvas. O homem destrói o seu habitat, perdendo a casa. Em algumas zonas da Tailância, o elefante é sagrado e tratado como um rei ou podendo fazer o que quiser, na Índia é utilizado como uma máquina de obras, é também usado para combates.





Gamo-persa (Dama mesopotamica)
O gamo-persa, é herbívoro. Vive na Ásia, nos bosques de folha decídua. O homem caça-o furtivamente, limitando a população. O gamo é bastante semelhante ao veado porém mesmo depois de adulto continua malhado, a sua cauda é mais comprido e as suas hastes são mais espalmadas.






Pinguim-africano (Spheniscus demersus)
O pinguim-africano, é carnívoro. Vive em África, nas praias frias e rochosas. O homem caça o peixe costeiro que gosta de comer, obrigando-o a comer peixe de mar alto e arriscando-se a muitos perigos. Quando são bebés a sua penugem é castanha, depois da primeira muda adquire uma pelagem listada e já pode mergulhar na água.






File:Monachus schauinslandi.jpg
Foca-monge-havaiana (Monachus schauinslandi)
A foca-monge-havaiana, é carnívora. Vive na América, nos recifes do estado estadunidense do Havai. O homem ocupas as praias onde tem as crias, diminuindo a população. Tal como em todas focas as suas crias chamam-se cachorrinhos devido ao som que fazem.





Gato-andino (Leopardus jacobita)
O gato-andino, é carnívoro. Vive na América, nos Andes. O homem caça-o por caça desportiva, porém também o caça por outros motivos. É um dos poucos felídeos sem subespécies.





Arquivo: Sphyrna school2.jpg lewini
Tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini)
O tubarão-martelo-recortado, é carnívoro. Vive na América, em mares fundos, onde nada em cardumes a que se dá por vezes o nome de escolas. Está ameaçado pois é utilizado para fazer sopas e outros cozinhados. É um dos tubarões-martelo mais perigosos do mundo para o homem.







Baleia-azul (Balaenoptera musculus)
A baleia-azul, é carnívora. Vive na América, no mar alto, porém vive em todos os oceanos do mundo. O homem caça-a para fazer batons, comida para animais e comida para humanos. É o maior animal do mundo, nem mesmo os maiores dinossauros ultrapassavam o seu tamanho, apesar de parecer um peixe é um mamífero tal como o homem.




Arquivo: urso de preguiça Washington DC.JPG
Urso-beiçudo (Melursus ursinus)
O urso-beiçudo, é omnívoro. Vive na Ásia, nas florestas tropicais, onde sai à noite quando os insetos estão a dormir, podendo assim mais facilmente colher mel e destruir formigueiros. O homem corta as florestas onde vive, perdendo a casa. Este urso usa os seus lábios como se fossem uma tromba, para sugar as formigas e as térmitas das suas tocas.






File:Manatee with calf.PD - colour corrected.jpg
Manatim-antilhano (Trichechus manatus)
O manatim-antilhano, é herbívoro. Vive na América, nos recifes e águas costeiras com algas, por vezes vindo comer folhas aos pântanos. Por vezes chocam contra os barcos, e como se reproduzem muito lentamente é pouco provável de que se tornem uma espécie não ameaçada de extinção em tão pouco tempo. Os descobridores da América como Pedro Álvares Cabral e Cristóvão Colombo confundiram muitas vezes os manatins com sereias, devido à sua forma e ao som que faziam, apesar de parecer um peixe é um mamífero como um homem.

File:Wild ass india.jpg
Asno-selvagem-asiático (Equus hemionus)
O asno-selvagem-asiático, é herbívoro. Vive na Ásia, desde os desertos até aos bosques. A sua ameaça ainda é desconhecida, pois não era grande prazer caçar um burro mas sabe-se que um marajá já caçou grande parte da população. Uma das suas espécies-parentes mais próximos é o asno-selvagem-tibetano, porém as pessoas classificam-na como uma subespécie.







File:Tanuki01 960.jpg
Cão-mapache (Nyctereutes procyonoides)
O cão-mapache, é omnívoro. Vive na Ásia, nas florestas temperadas do Extremo Oriente, tendo sido introduzido em países do Norte da Europa. É caçado devido ao seu pelo grosso, muito quente. Assemelha-se muito aos mapaches mas a sua cauda é mais curta, e além disso não consegue trepar, tornando-o mais chegado aos canídeos do que aos procionídeos.





File:Silverback.JPG
Gorila-montês (Gorilla beringei)
O gorila-montês, é herbívoro. Vive em África, nas floretas das montanhas, como essas florestas são muito ricas em comida, estes gorilas são mais gordos que os gorilas que vivem nas planícies. Ele é vítima de caça desportiva. Eles são demasiados pesados para trepar às árvores, além disso os seus pés não agarram muito bem.








Ficheiro:Pygmy hippopotamus pair.jpg
Hipopótamo-anão (Choeropsis liberiensis)
O hipopótamo-anão, é herbívoro. Vive em África nos pântanos dos bosques e das florestas tropicais, saindo à noite para ir procurar ervas. A guerra civil diminui a população. De todos os parentes do hipopótamo-comum, o hipopótamo-anão é o menor, porém apesar de o hipopótamo-comum pesar 1500 quilos e ter o tamanho de um carro, o hipopótamo-anão apenas pesa 250 quilos e mede tanto como um javali grande.





Papagaio-portoriquenho (Amazona vittata)
O papagaio-portoriquenho, é omnívoro. Vive na América, nas selvas do arquipélago estadunidense do Porto Rico. É ameaçado por causa de perda habitat, perdendo a casa. Existe apenas uma subespécie, criticamente ameaçada de extinção.





Ficheiro:Monarch Butterfly Danaus plexippus Feeding Down 3008px.jpg
Borboleta-monarca (Danaus plexippus)
A borboleta-monarca, é herbívora. Vive na América, em zonas do estado estadunidense Alasca migrando para zonas como o arquipélago português dos Açores durante o inverno para se manter quente. Devido à sua migração pelo o Oceano Pacífico e pelo Oceano Atlântico, é muito procurada por caçadores de lepidópteros. Quando é uma lagarta é branca com riscas pretas e amarelas, e quando é adulta é laranja com veios negros e pintas brancas.




File:Tapirus pinchaque portrait.jpg
Tapir-lanudo (Tapirus pinchaque)
O tapir-lanudo, é herbívoro. Vive na América, nas florestas das montanhas, devido a essas condições de vida é mais pequeno e peludo que outras espécies de tapir. É vítima de caça, e a sua extinção não está muito longe, sendo o tapir mais ameaçado de todo o mundo. O adulto é castanho com o lábio branco, e o bebé é castanho com pintas e riscas brancas.





Pinguim-peruviano (Spheniscus humboldti)
O pinguim-peruviano, é carnívoro. Vive na América, é o segundo pinguim que vive mais a norte. Por vezes fica preso nas redes de pesca, e por vezes perdendo a comida. Pertence ao grupo dos pinguim listrados, por vezes chamados pinguins burro devido ao som que produzem que se assemelha a um zurrar de um burro.





Tapir-brasileiro (Tapirus terrestris)
O tapir-brasileiro, é herbívoro. Vive na América, vive nas floretas tropicais mas também no cerrado. É ameaçado sobretudo por causa da caça, mas também por causa da desflorestação. É o maior mamífero brasileiro, sendo o segundo maior mamífero sulamericano, quando é adulto é castanho ligeiramente branco na ponta das orelhas, o seu bebé é vermelho com manchas e riscas brancas.



File:Scimitar oryx1.jpg
Órix-cimitarra (Oryx dammah)
O órix-cimitarra, é herbívoro. Vive em África, porém foi declarado extinto na natureza em 2000. As guerras e a caça ao chifres foram a causa da sua extinção na natureza. Hoje em dia (março de 2014) encontra-se extinto na natureza, ou seja só se encontra em reservas naturais, corredores ecológicos e jardins zoológicos.





Ficheiro:LycaonPictus.jpg
Cão-selvagem-africano (Lycaon pictus)
O cão-selvagem-africano, é carnívoro. Vive em África, nas savanas e nos bosques. Devido ao contacto com animais domésticos, mas também devido à perda de habitat. A sua pelagem é conhecida por apresentar várias cores diferentes como branco, castanho, preto e bege.










Baleia-corcunda (Megaptera novaeangliae)
A baleia-corcunda, é carnívora. Costuma nascer em sítios quentes como a América, mas também em muitos outros, migrando para zonas mais frias para procurar alimento. A caça à baleia é proibida, porém os caçadores furtivos caçam-nas. É conhecida devido ao som melodioso que o macho costuma fazer, e também aos enormes saltos que dá fora de água.




Lémure-gigante (Indri indri)
O lémure-gigante, é herbívoro. Vive em África, nas floretas tropicais da Ilha de Madagáscar. É vítima de desflorestação e de incêndios. Possui o tamanho de um gato grande, tornando-o o maiorlémur vivo perdendo apenas para o já extinto tratratratra, que tinha o tamanho de um orangotango.








Cavalo-selvagem-mongol (Equus przewalskii)
O cavalo-selvagem-mongol, é herbívoro. Vive na Ásia, em desertos onde os verões podem ser muito quentes e os invernos podem ser muito frios. É caça-do tendo-se extinguido na natureza em 1969 mas foi devolvido à natureza. É o único cavalo verdadeiramente selvagem, em Portugal existem cavalos extremamente parecidos com o cavalo-selvagem-mongol, porém são na verdade o resultado do cruzamento de diferentes raças.



Equidna-de-Attenborough (Zaglossus attenboroughi)
A equidna-de-Attenborough, é carnívora. Vive na Oceânia, apenas nas Montanhas Cíclopes. O homem apoderou-se de quase todo o habitat deste, excepto certas zonas das Montanhas Cíclopes, é a espécie mais rara de equidna, hoje em dia (março de 2014) apenas um exemplar foi estudado. É um dos cinco mamíferos que põe ovos.


File:Bubalus mindorensis by Gregg Yan 01.jpg
Búfalo-anão-mindoro (Bubalus mindorensis)
O búfalo-anão-mindoro, é herbívoro. Vive na Ásia, nas terras altas da ilha filipina de Mindoro. Antes hexistia também exitistia na ilha de Luçon, mas foi caçado quase até à extinção. Já fez parte da moeda de um peso filipino entre 1980 1990, é também o único bovídeo nativo das Filipinas.







File:Rothschild giraffe in Murchison Falls National Park.JPG
Girafa-ugandesa (Giraffa rothschildi)
A girafa-ugandesa, é herbívora. Vive em África em zonas perto do Lago Baringo. O homem caça-a por desporto, sendo hoje em dia um dos mamíferos mais ameaçados de África. Assemelha-se à girafa-masai, porém é mais pálida e pequena.









Pangolim-chinês (Manis pentadactyla)
O pangolim-chinês, é carnívoro. Vive na Ásia, nas selvas e nos bosques dos Extremo Oriente. É ameaçado sobretudo por desflorestação, em Honguecongue, é uma espécie protegida. Os pangolins conseguem enrolar-se até ganharem a forma de uma pinha gigante, parecendo uma mistura de vários animais os cientistas criaram uma nova ordem cinhecida como a ordem dos folídotos.






Tucano-bico-arcoíris (Ramphastus sulfuratus)
O tucano-bico-arcoíris, é omnívoro. Vive na América, nas selvas da América do Centro. É ameaçado devido à destruição de habitat, mas hoje em dia é uma espécie pouco ameaçada. É provavelmente uma das espécies mais conhecidas de tucano.









Tenrec-listrado-comum (Hemicentetes semispinosus)
O tenrec-listrado-comum, é omnívoro. Vive em África, nas selvas da Ilha de Madagáscar. É ameaçado por perda de habitat, mas hoje em dia não se encontra muito ameaçado. Os tenrecs são animais estranhos pois possuem cloaca, são juntamente com os musaranhos os únicos mamíferos terrestres que usam sonar, e podem assemelhar-se um pouco a musaranhos, ouriços, ou lontras mas são mais chegados aos elefantes.



Rinoceronte-javanês (Rhinoceros sondaicus)
O rinoceronte-javanês, é herbívoro. Vive na Ásia na Ilha de Java, a sua maior população encontra-se no Parque Nacional de Ujung Kulon, sendo quase impossível observar um rinoceronte destes em estado selvagem. É ameaçado devido à caça furtiva e há desflorestação. De todos os rinocerontes, o rinoceronte-javanês é o que tem os chifres mais pequenos, sendo por vezes ausentes nas fêmeas.




File:Linces19.jpg
Lince-ibérico (Lynx pardinus)
O lince-ibérico, é carnívoro. Vive na Europa, nos bosques da Península Ibérica. O homem caça-o por causa da sua pele, o homem também caça o coelho-selvagem-europeu que é quase a única coisa que o lince-ibérico come. É o felino mais ameaçado do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário